VaideBet, parceira do São João de Maceió e Massayó Verão, está envolvida em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação fiscal
A VaideBet, casa de apostas que patrocinou o Massayó Verão e o São João de Maceió, eventos milionários capitaneados pelo prefeito JHC (PL), pode estar envolvida em um grande caso de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Investigações da Polícia Civil de Pernambuco resultaram em uma operação deflagrada nesta quarta-feira (4), que culminou na prisão da influencer Deolane Bezerra e apreensão de um avião que pertence ao cantor Gustavo Lima, embaixadores da empresa de aposta esportiva.
Em Maceió,a Vai de Bet patrocinou os dois principais eventos festivos públicos da capital alagoana: Massayó Verão 2024 e São João de Maceió, nos meses de janeiro e junho, respectivamente.
Em nenhum dos dois eventos foi feita a publicação de contratos, chamamentos públicos ou propostas, nem mesmo se houve algum valor pago ou outro tipo de compensação pelo patrocínio.
Em publicação no Diário Oficial no Dia 27 de dezembro de 2023, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), sobre "Manifestação de Intenção de Patrocínio para o "Verão Massayó 2024", deu prazo de 5 dias para tal manifestação. No entanto, em 1º de janeiro, um dia útil após a publicação do edital, a VaideBet foi anunciada como principal parceira do evento, que não teve divulgação dos resultados do edital.
O mesmo modus operandi repetiu-se no São João de Maceió, em que a empresa instalou totens e diversos pontos de ativação da marca "VaideBet" pelas ruas da cidade nos dias 17 e 18 de junho, antes do fechamento do prazo oficial da intenção de patrocínio publicado em diário oficial, que tinha data-limite para o dia 19 de junho.
Tanto sobre o Maceió Verão quanto para o São João, o Jornal de Alagoas questionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió, mas em nenhuma das duas oportunidades recebeu retorno.
No Maceió Verão, conforme apurado pela reportagem com servidores do município que pediram sigilo sob seus nomes, ao menos dos camarotes do Verão Massayó foi patrocinado pela Vaidebet. "Foi tudo feito de última hora, a toque de caixa, sem o devido processo legal. Ninguém sabe ao certo, mas o que se comenta na prefeitura é que a Vaidebet pagou um dos camarotes", revela um dos servidores.
A Vaidebet, segundo a prefeitura teria bancado o custo de 27 linhas de ônibus "que fazem o trajeto convencional para o Jaraguá". Estranhamente, o prefeito JHC anunciou a "novidade" um dia depois do início do festiva Massayó Verãol. "É uma iniciativa importante porque garantimos mais mobilidade, ao mesmo tempo em que tornamos ele acessível para todos os públicos", disse o prefeito JHC à época.