Samu participa de seminário sobre saúde, segurança e prevenção ao suicídio

Evento em alusão ao Setembro Amarelo com participação especial do coronel Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo

Por

Samu participa de seminário sobre saúde, segurança e prevenção ao suicídio
A Palestra Magna foi ministrada pelo coronel Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo

Arnaldo Santtos / Ascom Samu
 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou nessa sexta-feira (5), do seminário “Saúde e Segurança: um olhar pela vida”, promovido pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), integrante do Programa Salva Mais do Governo de Alagoas. O evento, realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), fez parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

 

A Palestra Magna foi ministrada pelo coronel Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, que apresentou a “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”, método humanizado criado por ele e sua equipe e já utilizado em diversos estados brasileiros.

O coronel destacou que o primeiro passo para um atendimento humanizado é a escuta qualificada e sem julgamentos, permitindo que a pessoa em sofrimento desabafe e, gradualmente, encontre calma diante do desespero. Segundo ele, esse processo, aliado a técnicas específicas de dissuasão, pode ser decisivo para salvar vidas.

 

Munhoz explicou que o método se baseia em perguntas simples que fortalecem a empatia e a segurança do indivíduo em crise, instigando-o a desistir do ato. Ele ressaltou que há diferentes formas de sofrimento – depressivo, agressivo e psicótico – e que cada uma demanda uma técnica específica de abordagem.

Também detalhou estratégias como a delimitação de zonas de aproximação, utilizadas para garantir a segurança e promover um diálogo eficiente com a pessoa em risco. “O maior desafio é convencer, naquele momento, que viver é a melhor escolha. E isso exige técnica, paciência e humanidade”, afirmou.

 

Representando a coordenadora geral do Samu, Beatriz Santana, a coordenadora de enfermagem Juliana Tenório participou da mesa-redonda “Da crise ao cuidado: caminhos da Rede de Atenção Psicossocial nas Emergências”.

 

Ela apresentou algumas iniciativas que vêm sendo implementadas pelo Samu, como o projeto Samu – Urge Mental, que tem como objetivo oferecer atendimento efetivo e resolutivo à população em sofrimento psicológico/psíquico em situações de urgência e emergência.

Entre as ações do projeto estão a criação de um Núcleo de Regulação de Saúde Mental de Urgências, com a inclusão de médicos psiquiatras, enfermeiros especialistas em psiquiatria e psicologia; a formação contínua de equipes especializadas; e a implantação de uma viatura exclusiva para atendimento em saúde mental, equipada e preparada para intervenções rápidas e humanizadas. “Todos os dias de nossas vidas estamos prestes a fazer aquelas pequenas mudanças que fariam toda a diferença”, afirmou Juliana Tenório no final da palestra.

 

O médico socorrista Raphael da Rocha Carvalho também representou o Samu na mesa-redonda “Cuidar sob tensão: saúde e segurança pública nas emergências em tentativas de suicídio”.

 

Ele destacou a importância da avaliação minuciosa em atendimentos psicológicos e psiquiátricos, observando desde as condições gerais do paciente até a presença de fatores de risco no ambiente, como armas, objetos cortantes ou sinais de uso de drogas e álcool.

Raphael lembrou que o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, com cerca de 727 mil óbitos anuais no mundo, e enfatizou a necessidade de atendimentos acolhedores e humanizados, e que com essas ações se possa reduzir estes índices, em Alagoas, no Brasil e no mundo. Enfatizou a importância da responsabilidade, que é coletiva, no enfrentamento ao suicídio e no fortalecimento das políticas de saúde mental em Alagoas.

 

O médico lembrou também da necessidade de se avaliar melhor os detalhes da solicitação de atendimento, em urgências de saúde mental, para que a equipe e a viatura sejam mais assertivos e adequados à situação. Reforçou que está havendo capacitações contínuas dos profissionais, e, com isso se possa prestar um atendimento cada vez melhor à população.

 

O seminário contou com a participação de representantes do DEA, Programa Salva Mais, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Ministério Público de Alagoas, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://grandeimprensa.com.br/.