PT Alagoas: mudança de endereço e de paradigmas na nova gestão
Foto: Reprodução
Por Marcelo Nascimento*
A inauguração da nova sede do Partido dos Trabalhadores em Alagoas, realizada nesta sexta-feira (13), no centro de Maceió, simboliza mais do que uma simples mudança de endereço. O momento representa, sobretudo, uma mudança de paradigma na gestão partidária no estado.
Após um longo período sob o controle de um grupo político interno — o partido vivenciou um período marcado por dificuldades estruturais e políticas. A antiga sede acabou se tornando um símbolo desse desgaste: um espaço que, ao longo do tempo, foi sendo deixado em situação de abandono, tornando-se praticamente inabitável e acumulando episódios de arrombamentos e assaltos, que chegaram a ultrapassar cinco ocorrências.
Nesse cenário, a inauguração da nova sede surge como um marco de reorganização e renovação, sob a gestão do deputado estadual Ronaldo Medeiros, eleito no processo eleitoral interno em 2025. Localizada também na região central de Maceió, a estrutura apresenta um ambiente moderno, planejado e adequado para as atividades partidárias, oferecendo melhores condições para reuniões, articulações políticas e encontros com a militância.
As novas instalações surpreenderam muitos militantes petistas pela qualidade, praticidade e conforto do espaço, totalmente planejado para fortalecer o funcionamento do partido e garantir melhores condições de organização política.
O evento também teve forte peso político. Prestigiado por toda a classe política que compõe o bloco de apoio ao presidente Lula em Alagoas, estiveram presentes o governador Paulo Dantas (MDB), o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), os deputados estaduais Silvio Camelo (PV) e Marcos Barbosa (Avante), o deputado federal Paulão (PT), deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) e a vereadora por Maceió Tereza Nelma (PT) e o vereador Charles Herbert (PCdoB), além do ministro dos Transportes, Renan Filho.
Também participaram do ato o secretário-geral do Diretório Nacional do PT, Henrique Fontana, além de outros dirigentes nacionais do partido, a exemplo de Camila Moreno, Joaquim Soriano, João Maurício e da presidenta do PT da capital, Alessandra Costa. Secretários de Estado, dirigentes partidários e diversas lideranças dos movimentos sociais também marcaram presença, reforçando o caráter político e simbólico do momento.
Mais do que um investimento físico, a nova sede sinaliza um esforço de reorganização administrativa e política do partido em Alagoas. Em um momento em que as organizações partidárias são cada vez mais cobradas por eficiência, capacidade de mobilização e diálogo com a sociedade, a melhoria da estrutura partidária também dialoga com a necessidade de fortalecer o funcionamento interno e ampliar a presença política do PT no estado.
Assim, a nova sede não representa apenas paredes novas, mas um gesto simbólico de reconstrução e de redefinição de prioridades dentro da dinâmica partidária alagoana. Para a militância, fica a expectativa de que a mudança estrutural venha acompanhada de uma nova fase de organização, diálogo e fortalecimento político.
*Militante de base do PT, foi presidente do Diretório Municipal de Maceió e atualmente é Secretário de Estado dos Direitos Humanos.